quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A importância da atividade física e da alimentação !



Alimentação Balanceada

A prática de exercícios físicos isoladamente não garante uma boa qualidade de vida. É preciso manter também uma boa alimentação. Ela deve ser rica em carboidratos, onde o glicogênio, que é a principal forma de armazenamento, será a fonte de energia utilizada durante o exercício do corpo. As fibras e os cereais integrais (aveia, pão integral, granola, arroz integral entre outros) devem ser priorizados; como também as frutas, verduras e legumes devem estar diariamente nas refeições, quanto às proteínas, elas devem ser consumidas em menor quantidade quando comparada aos carboidratos. Ela será a fonte de aminoácidos para o corpo. Leite e derivados, carnes e ovos supre facilmente as recomendações de proteínas, que seria 10-15% do valor energético total, considerando uma dieta de 2000 kcal. O excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins devido às altas taxas de filtração de compostos nitrogenados, as gorduras devem compor a dieta em mínimas quantidades, mas não devem ser excluídas totalmente da alimentação. Elas servirão de transporte para as vitaminas lipossolúveis e também como reserva energética.

Atividade Física

Na educação física e nos desportos, atividade física é definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso”. Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma”. No dia 6 de abril a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Atividade Física.

Tipos: Atividade física em geral regular controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. A redução dos níveis de ansiedade, stress, um sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças como o câncer e causar ao seu tratamento redução das náuseas e a dor. Sendo que a inatividade física associada a dietas inadequadas, ao tabagismo, ao uso do álcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crônicas que trazem vários prejuízos ao ser humano, como, por exemplo, redução na qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, principalmente nos países industrializados.



Atividade Física recomendada para perda de peso (Emagrecimento).


Spinning

O spinning, aliado a uma boa alimentação emagrece sim. A prática do spinning ajuda a perder peso porque tem uma alta queima calórica, portanto, quem praticar o spinning e se alimentar adequadamente provavelmente vão emagrecer 1 hora de spinning queima em média de 600 a 800 calorias por aula!

Benefícios do Spinning


Rápida queima de calorias
Tonificação dos músculos
Melhora do sistema cardiorrespiratório
Aumento da massa muscular dos membros inferiores
Redução do percentual de gordura

Jump

 O Jump e uma aula feita sobre um minitrampolim chegou há alguns anos e conquistou as academias. Além de ser uma aula divertida, ela enrijece as pernas e bumbum, combate o estresse, queima muitas calorias (cerca de 500 calorias em 1 hora de atividade) e melhora o condicionamento cardiorrespiratório

Cuidados a serem tomados
  
  O equipamento deve ser usado por uma pessoa por vez.
  Use tênis ou sapatilhas.
  Não pise nas bordas.
  Coloque o aparelho a 2m de distância de objetos e paredes.
  Verifique se os pés estão firmes e bem rosqueados.
  Controle a freqüência cardíaca, que deve estar entre 60% e 80% da F.C. máxima (220 -a   sua idade).
  Faça alongamentos antes e depois dos exercícios.



      Lambaaeróbica

Agitar, requebrar, remexer, rebolar, suar a camisa, se divertir. Tudo isso é possível com a lambaeróbica, que está com tudo nas academias. Além de ser uma atividade prazerosa, que envolve exercícios físicos e dança realizados em turmas de até 60 pessoas, a lambaeróbica pode proporcionar a perda de 400 a 600 calorias por aula, dependendo da intensidade dos movimentos e do condicionamento no aluno.

Cuidados a serem tomados

É preciso, porém, que o aluno acima do peso passe antes por uma avaliação médica. Como a atividade é considerada de impacto médio, talvez seja necessário emagrecer um pouco, para evitar o risco de lesões. Pessoas com problemas na coluna também devem evitar a lambaeróbica.



Evite a Desidratação

Outra dica muito importante e bastante conhecida é quanto à hidratação corporal. Durante a prática da atividade física deve-se ingerir bastante líquido, antes mesmo que venha surgir à sensação de sede, a fim de evitar a desidratação.




Entre outros: RUNNING, HIDROGINÁSTICA, STEP e outras!!!!! Semana que vem posto sobre Hipertrofia!!!!!!!! bjos 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Treinamento leve,mais com resultado !!!!!!!


Corrida para iniciantes

Nas primeiras 4 semanas:
  1. Escolha um lugar plano para treinar;
  2. Inicie com a caminhada;
  3. Aumente seu tempo de caminhada até atingir 30 min;
  4. Aumente o percurso mantendo o mesmo tempo (para ter como referência 6km/h corresponde a uma caminhada rápida)
Começando a correr…
A cada 2 semanas:
  • Corra 1 minuto e caminhe 4 minutos, em um total de 30 minutos;
  • Corra 2 minutos e caminhe 3 minutos, em um total de 30 minutos;
  • Corra 3 minutos e caminhe 2 minutos, em um total de 30 minutos;
  • Corra 4 minutos e caminhe 1 minuto, em um total de 30 minutos;
  • Corra 5 minutos e caminhe 2 minutos, em um total de 35 minutos;
  • Corra 7 minutos e caminhe 2 minutos, em um total de 36 minutos;
  • Corra 10 minutos e caminhe 2 minutos, em um total de 36 minutos;
  • Corra 12 minutos e caminhe 2 minutos, em um total de 42 minutos;
  • Corra 15 minutos e caminhe 3 minutos, em um total de 54 minutos;
  • Corra 20 minutos e caminhe 5 minutos, em um total de 1 hora;
  • Corra 25 minutos e caminhe 5 minutos, em um total de 1 hora;
  • Corra por 30 minutos, vá diminuindo o tempo da caminhada gradualmente até atingir 1 hora correndo.
Este treino é bastante gradual, ele leva cerca de 7 a 8 meses pra atingir o objetivo que é correr por 1 hora. Aqui não há preocupação com a velocidade e por conseqüência com a distância percorrida. É possível que em menos da metade deste tempo você consiga pular etapas e correr por 1 hora, pois a adaptação cardiovascular acontece de forma relativamente rápida, ou seja, em pouco tempo você terá fôlego para correr. Contudo a adaptação neuromuscular é um pouco mais lenta, o que pode acarretar lesões. Lembre-se que a corrida gera um impacto de cerca de 2,5 PC (peso corporal), o que é absolutamente normal para nosso aparelho locomotor…desde que estejamos com o peso normal. Se você está com sobrepeso, muito cuidado. Não deixe de fazer um trabalho de fortalecimento dos membros inferiores, que na realidade é recomendado para todos, mesmo para quem tem o peso normal. Correr na esteira também pode ser uma boa opção, pois o impacto pode ser reduzido em até 30%. Se você está obeso, esqueça a corrida! Opte por outras atividades até atingir valores seguros de peso corporal para começar correr.
É bom lembrar que um tênis adequado deve ser usado, para minimizar ainda mais o risco de lesões. A freqüência cardíaca deve ser monitorada e não deve ultrapassar 85% FC máx. (Freqüência Cardíaca Máxima). A hidratação deve ser mantida inclusive durante o treino e a roupa deve ser leve e permitir a transpiração.